Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

sábado, 22 de setembro de 2012

NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA EUCARISTIA



NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO SÃO INSTITUÍDOS NA MATRIZ

Doze irmãos na fé são os mais novos ministros extraordinários da Eucaristia instituídos pelo nosso pároco Pe. Josenildo na missa de domingo às 19h00, dia 26/08. Recebam esse ministério com muita dedicação e amor. Confira algumas fotos da celebração de instituição.

CONTEMPLAÇÃO CRISTÃ: Prática de Oração Silenciosa, seus efeitos e desafios





Otermocontemplação, dolatimcontemplari, significaolhar para, fitar. Dentro da óptica cristã e de modo figurativo, seria dilatar o campo de visão, voltar-separa dentro da alma como propósito de fitar a fonte interna, a luz interior e olhar para Deus que habita em nós.
                Para Evágrio Pôntico, monge eteólogo que viveu no séc.IV, contemplação é oração sem palavras, sem imagens e sem pensamentos. É a experiência de intimidade, de profunda união com Deus, onde sou um com Ele, que opera além do tempo.

                Desse modo, quando sou um com Deus, quando já não sou mais escravo do tempo, a contemplação me abre e,nesse espaço livre, as preocupações se dissipam. Experiencio que em mim existe um espaço intocável, onde os problemas cotidianos não podem me abalar, nem mesmo meus pecados. Sinto a presença de Deus que habita em mim e faz correr, em meu interior, rios de água viva que me revitalizam (cf.Jo7,38).
               
       Contudo, a agitação de nossa rotina, os barulhos externos de nossa sociedade, mas não menos daqueles que ressoam em nosso interior tais como os sentimentos negativos de raiva, ansiedade, tristeza e tantos outros, nos impedem de nos colocarmos numa profunda entrega a Deus por meio da oração silenciosa. A própria dificuldade em colocar-se em total silêncio já pode ser causa de desânimo e de depreciação da prática contemplativa.

                Portanto, meus (minhas) queridos (as) irmãos(as), a contemplação exige apenas uma condição: pleno silêncio interior e exterior. Apesar de todas as dificuldades que podemos enfrentar para uma prática eficiente, dedicar um tempo para esta e perseverar neste método podem produzir grandes benefícios para nós e, certamente, fluirá em nossos relacionamentos interpessoais.

Marcelo Selingardi Correa
Postulante O.Premonstratense


Catedral Católica construída sobre antigo campo de concentração


 No dia 9 de setembro foi inaugurada uma bela catedral católica nos terrenos que ocupavam os campos de concentração soviéticos de Karlag. A construção do templo, que constituiu um acontecimento de especial significado para o Cazaquistão, foi realizada em memória as vítimas do comunismo.

A Catedral da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima - Mãe de todas as Nações, conforme assinalam os Bispos do Cazaquistão em uma declaração, constituirá "um epitáfio em memória de todas as vítimas de Karlag e um lugar de oração e expiação pelos incontáveis crimes perpetrados por um regime totalitário e sem Deus em Karaganda e Cazaquistão, contra Jesus Cristo e contra a dignidade humana".

Nenhum outro lugar no Cazaquistão "foi tão copiosamente manchado pelo sangue e umedecido pelas lágrimas das vítimas inocentes da repressão comunista", indicam.

Nesse lugar muitos sacerdotes viveram, trabalharam forçadamente e morreram, dando um testemunho heroico de sua fé. Entre eles, os Bispos destacaram ao beato Nikita Budek, Bispo e mártir; ao beato Alexis Zaritzki, sacerdote e mártir; ao Servo de Deus Alexander Khira, Bispo e mártir; e o Servo de Deus Vladimir Bukovinsky.

Como enviado do Papa Bento XVI, o Cardeal Angelo Sodano presidiu o rito de consagração do templo e presidiu a Missa, acompanhado do Bispo de Karaganda, Dom Janusz Wieslaw Kaleta. Assistiram à celebração uns mil e 500 fiéis.

Depois de agradecer aos fiéis, sacerdotes e prelados que fizeram possível a obra contribuindo de forma material e "com orações e sacrifícios espirituais", os Bispos explicam que "a consagração de uma catedral é o momento mais favorável para receber abundantes graças para sua própria renovação espiritual".

"Qualquer igreja materialmente visível é um símbolo do santuário invisível da Santíssima Trindade que está oculta profundamente dentro de cada batizado que vive em estado de graça santificante".

Por este motivo, os Prelados destacam a beleza exterior do templo, que reflete a beleza interior com a qual cada um deve adornar sua alma. Por este motivo, esta Catedral é "uma profissão visível da fé católica e um instrumento de evangelização", uma nova evangelização que se faz "através da pedra, através da beleza e através da cultura".

Seu estilo gótico, inconfundivelmente católico, é testemunho de fé em meio de uma população que é na sua maioria muçulmana, os católicos são apenas dois por cento.

Segundo o Bispo Auxiliar de Karaganda, Dom Athanasius Schneider, o uso dos melhores elementos e a perfeição artística "facilita o cumprimento do primeiro mandamento e o fim último de toda a criação: o culto e a glorificação de Deus".

A beleza também facilita a relação com os que não são católicos. "A população se sente honrada por ter um edifício de tanta beleza arquitetônica e alto significado cultural em sua localidade", explica. "As autoridades civis valorizam a nova catedral como um gesto da Igreja Católica na promoção da cultura".

"Em grandes letras de bronze na entrada da Catedral estão escritas estas palavras da Sagrada Escritura", descreveu o Prelado: "Esta é a casa de Deus, esta é a porta do céu. Essas santas palavras são um lema muito apropriado para esta Catedral".

Fonte: http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=6817

JUVENTUDE CRISTÃ NAS ELEIÇÕES



As eleições municipais acontecem no próximo mês, no domingo, dia 7. Em todo o país, os brasileiros vão às urnas para escolher quem governará a própria cidade pelos próximos quatro anos. Mas, o que nós, jovens cristãos, temos a ver com isso? Tudo.
No Brasil, os jovens podem votar a partir dos 16 anos, mas só são obrigados a fazê-lo após os 18. Infelizmente, é muito comum ver pessoas abdicando de seu direito de eleitor somente por não ser obrigado a votar.
Por mais comum que seja, a frase “os jovens são o futuro da nação” faz todo sentido, uma vez que o que é feito agora pelos governantes terá reflexo no futuro, em que os jovens de hoje é que serão os adultos que vão trabalhar e movimentar econômica e politicamente a sociedade.
E qual o papel da Igreja na política? Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que lançou uma cartilha orientando o voto dos fiéis em candidatos de ficha limpa, a Igreja deve buscar a cidadania para alcançar a democracia.
E como nós, jovens, ajudamos isso a acontecer? Votando, se envolvendo, pesquisando e escolhendo nossos candidatos conforme nossos valores. Exemplificando isso, a cartilha da CNBB é dividida em três capítulos: Ver, Julgar e Agir, e é exatamente assim que devemos escolher que vai reger as mudanças que nossa cidade precisa.

Léon Botão

PALAVRA DO PÁROCO - SETEMBRO - PE. JOSENILDO, OPRAEM.





Queridos paroquianos (as), depois de mais de vinte dias nos EUA no Capítulo Geral da Ordem Premonstratense estamos de volta para continuarmos a nossa missão. No final de agosto tivemos a alegria de acompanhar vinte e nove casais que participaram do 18º ECC em nossa Paróquia, rezemos para que esses casais cheios da graça do Senhor possam agora colocar em prática tudo aquilo que aprenderam e viveram nestes dias de oração e aprendizado.
O mês de Agosto foi dedicado a todas as vocações, rezamos e refletimos sobre o chamado que Deus faz a cada um. Este mês que se inicia é dedicado à Palavra de Deus. No Brasil temos uma rica tradição de celebrarmos e dedicarmos à escuta da Palavra de Deus. Os Bispos do Brasil então dedicaram esse mês como o “Mês da Bíblia” em razão da festa de São Jerônino, celebrada no dia 30. Quem foi São Jerônimo? Foi secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Ele viveu entre 340 e 420. Queridos paroquianos (as), ao celebrarmos o Mês da Bíblia, a nossa Igreja do Brasil nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus. Somos chamados a ler mais e meditar a Palavra de Deus.
A Bíblia não é para ficar em nossas estantes, mas é para se rezar em família. Precisamos criar o hábito da leitura orante. Durante o seu dia é necessário parar um pouco para rezar a Palavra, utilize 10 minutos do seu dia para essa finalidade, escute Deus falar em seu coração. Quando insistimos na leitura da Palavra de Deus é porque deveremos todos conhecê-La. Ora, “desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar  anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
Por isso, queridos filhos, exorto-vos a viver incessantemente em comunhão com Jesus Cristo. E como ter essa comunhão se não pela Palavra de Deus! A Sagrada Escritura contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Ora, Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus. Portanto, quando lermos não devemos nos esquecer de que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas  as palavras da Sagrada Escritura têm seu sentido definitivo n'Ele, porque é no mistério de Sua Morte  e Ressurreição que o plano de Deus Pai para a nossa salvação se cumpre plenamente.
Que Deus seja louvado em todos os momentos de nossa vida!

Atenciosamente!


QUAL A DIFERENÇA ENTRE A BÍBLIA CATÓLICA E A PROTESTANTE


De fato, a Bíblia publicada pelos protestantes não contem sete livros do Antigo Testamento: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiásticos ou Sirácida, 1º e 2º dos Macabeus, além dos fragmentos, como Ester 10,4-16,24 e Daniel 3,24-90;13s.
O cânon (palavra derivada do grego = catálogo) católico compreende 47 livros do Antigo Testamento, e 27 livros do Novo Testamento, o que perfaz um total de 74 livros ao todo.
Os apócrifos (livros não inspirados por Deus), embora tenham sido, durante séculos tidos como desprezíveis portadores de lendas, são ultimamente reconhecidos como valiosos para a historia do Cristianismo, por referir ao modo de pensar dos judeus naquela época.
As passagens bíblicas começaram a ser escritas esporadicamente desde os tempos anteriores a  Moisés, tudo isso sem que os judeus se preocupassem com a catalogação dos mesmos.
Todavia, no século I da era cristã, deu-se um fato importante: começaram a aparecer os livros cristãos (Evangelhos,...), que se apresentavam como continuação dos livros sagrados dos judeus. Esses,  porém, não tendo aceitado Cristo, trataram de impedir que fizessem a junção dos livros judeus e livros cristãos.
Em consequência, os judeus da Palestina fecharam seu cânon sagrado sem reconhecer livros escritos em língua aramaica ou grega e fora da terra de Israel. Acontece que em Alexandria, no Egito, havia uma prospera colônia judaica que, vivendo em terra estrangeira e falando língua estrangeira (grego), não adotou esses critérios.
Podemos, dizer então, que havia dois cânones entre os judeus no início da era cristã: o restrito, da Palestina, e o amplo, de Alexandria.
Em meados do século II ao IV, a Igreja estabeleceu a consciência de que o cânon do Antigo Testamento deveria ser o de Alexandria, adotado pelos apóstolos.
No século XVI, porem, Martinho Lutero, querendo contestar a Igreja resolveu adotar o cânon dos judeus da Palestina. Essa razão pela qual a Bíblia dos protestantes não tem os sete livros e os fragmentos que a Bíblia dos católicos inclui.

(Organização: Emanoeli Castilho de Oliveira - PASCOM)

ELEIÇÕES 2012



     Nos dia 07 de outubro próximo (1º turno) e, se houver o 2º turno, 28 de outubro, teremos o compromisso com o bem comum. Eleger nossos representantes políticos. Lembrando-se que as funções de vereadores e prefeitos são voltadas para o bem da sociedade, pois, são servidores públicos.
      Ocorre que, as pessoas estão desiludidas com a política vigente, que visa os interesses próprios, numa ânsia pelo poder e “status”, em detrimento do bem geral da população. Essa, denominamos politicagem. Porém, há a boa política e candidatos sérios comprometidos com a coletividade. O eleitor católico consciente de seu papel no mundo sabe que o voto é a ferramenta democrática para afastar os maus políticos do poder!
    A fé e a política devem andar de mãos dadas. Não é um assunto apartado onde o cristão não deve se envolver. Ao contrário, é uma obrigação estar inserido santamente nas questões políticas do nosso Município, do país.
   A própria Igreja insiste na participação dos cristãos, conforme o Concílio Vaticano II declara na Gaudium et Spes”:

  "Lembrem-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito e do dever de usar livremente seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública a serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo" (GS 75).
   A alienação não é uma atitude dos fiéis que seguem a Cristo e seus ensinamentos. É preciso, no entanto, acionar a consciência sob a inspiração do Espírito Santo para que se possa votar com adequação às propostas de candidatos que promovam o bem comum, a saúde, a educação, igualdade social e à Luz do Evangelho, da moralidade.
  O Catecismo da Igreja Católica (CIC) insiste:

  CIC §899 - "A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar as realidades sociais, políticas e econômicas com as exigências da doutrina e da vida cristãs. Esta iniciativa é um elemento normal da vida da Igreja".
    E, ainda:
  CIC §2442 - "Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos. A ação social pode implicar uma pluralidade de caminhos concretos. Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos "animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça".
         O Catecismo da Igreja Católica é uma excelente fonte de ensino moral autêntico, pois, dentre muitos ensinamentos preconiza o seguinte:
         “A consciência cristã bem formada não permite a alguém favorecer com o próprio voto a concretização de um programa político ou a aprovação de uma lei particular que contenham propostas alternativas ou contrárias aos conteúdos fundamentais da fé e da moral” (CVP nº 4).
          As orientações contidas na Nota Doutrinal - CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, nos ensina:
          “Pretendem iluminar um dos mais importantes aspectos da unidade de vida do cristão: a coerência entre a fé e a vida, entre o evangelho e a cultura, recomendada pelo Concílio Vaticano II. Este exorta os fiéis “a cumprirem fielmente os seus deveres temporais, deixando-se conduzir pelo espírito do evangelho no perfeito cumprimento delas”.
            Portanto, votar com consciência, sabedoria e sob a égide dos ensinamentos cristãos é um direito e obrigação do eleitor católico.

Érika Bonato - PASCOM



LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR