Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ENFRENTANDO A DEPRESSÃO

A depressão é uma das piores doenças já experimentadas. O cristão que padece desse mal sente-se, inúmeres vezes, culpado,  uma vez que se "exige" a alegria para aqueles que tem Jesus Cristo no coração.

Neste vídeo, o pe. Fábio de Melo fala inspiradamente  sobre o tema.

Não se sinta culpado (a). Aproxime-se de Deus e busque ajuda médica. Ninguém nasceu para ser triste, nem viver pela metade ou capengando.

YOUCAT -

Sinopse


Chamado também de Youcat (abreviação de Youth Catechism), o Catecismo Jovem da Igreja Católica chega às mãos dos leitores brasileiros. A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes ("Em que Cremos", "Como Celebramos?", "A Vida em Cristo" e "Como Devemos Orar") e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.
É indicado para TODOS aqueles que tem a ânsia de conhecer mais a Deus. Vale e a pena dar uma lida!

JESUS TINHA IRMÃOS?


Muitas pessoas guardam no coração, por longos períodos, senão pela vida inteira, perguntas importantes sobre a fé católica, por falta de quem lhes responda. O texto que aqui apresentamos serve para firmar os “pés vacilantes” de muita gente na caminhada de fé.

Tema: Os irmãos de Jesus, quem são?

São sete os textos do Novo Testamento que mencionam “os irmãos” de Jesus (Mc 6,3; Mc 3,31-35; Jo 2,12; Jo 7,2-10; At 1,14; GI 1,19; 1Cor 9,5). Chamavam-se conforme Mc 6,3 – Simão, Tiago, José e Judas. Vejamos quem eram eles, segundo os Evangelhos.

- Lc 2,41-52: Jesus, aos 12 anos de idade, foi com José e Maria a Jerusalém, e lá permaneceu durante sete dias. Contando com os dias de viajem de ida e volta, a Sagrada Família deve ter ficado cerca de 15 dias fora de casa. Se Maria tivesse outros filhos pequenos não poderia deixar o lar por tanto tempo.
Concluímos então que, aos 12 anos, Jesus era filho único. O texto seguinte confirma essa conclusão:
- Jo 19, 26s: Jesus, ao morrer, confiou sua mãe a João, filho de Zebedeu, membro de outra família. Esse gesto do Senhor seria incompreensível se Maria tivesse outros filhos em casa.

Porque irmãos?

O Aramaico, que os judeus falavam no tempo de Jesus, era uma língua pobre em vocábulo. A palavra “irmão” podia significar não somente os filhos dos mesmos genitores, mais também primos ou ate parentes mais distantes.
Com base nessa verificação, não teremos dificuldade para compreender que os ditos irmãos de Jesus eram, na verdade, primos dele.

- Em Mt 27,56 lê-se: “Entre eles estavam (no Calvário) Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.
Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de São José, mas de Cleofas, conforme Jo 19,25: “Junto a Cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de Cleofas, e Maria Madalena”.

Pois bem, os nomes de Cleofas e Alfeu designam em grego a mesma pessoa, pois são formas gregas do nome aramaico Claphai. Ora, o mais antigo historiador da Igreja, Hegesipo, conta-nos que Cleofas ou Alfeu era irmão de São José. Daí se entende que Cleofas e Maria de Cleofas tiveram como filhos Tiago, José, Judas e Simão. Estes, portanto, eram primos de Jesus.

O fato de, no Evangelho, sempre aparecerem com Maria, embora, não fossem seus filhos, mas sobrinhos, explica-se do seguinte modo: no judaísmo antigo, a mulher não costumava apresentar-se sozinha em público, mas sempre acompanhada por parentes próximos do sexo masculino. Ora, julga-se que José, esposo de Maria, tenha falecido antes do inicio da vida publica de Jesus; quando este saiu de casa para iniciar sua missão, Maria passou a ser acompanhada pelos irmãos de Jesus, ou seja, pelos seus primos, que era sobrinhos de Maria.

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR