Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PALAVRA DO PÁROCO - MÊS DE OUTUBRO


Prezados leitores,
Paz e Bem!
Estamos entrando no mês de outubro E este mês é muito importante para nós da Paróquia São Judas. Quando eu digo que é um mês importante, eu não falo somente em relação à festa do padroeiro, mas por ser também o mês das missões, o mês missionário.

São Judas foi um grande missionário em sua época, pois não só pregou a Palavra de Deus, o Evangelho, como viveu intensamente este mesmo Evangelho. Neste mês missionário somos convidados a refletir sobre nossa postura mediante àquilo que já nos foi dado pelo nosso batismo, ou seja, de sermos profetas onde quer que estejamos.

 “O objetivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos no seu caminhar na história rumo a Deus, para que encontrem n’Ele a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus.” (Bento XVI)

O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã, as vocações missionárias, bem como promover uma coleta mundial para as Missões, para o sustento de atividades missionárias de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são uma minoria e as necessidades materiais mais urgentes. 

A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão e o testemunho. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. O texto do profeta Isaias lido por Jesus na sinagoga de Nazaré (Cf. Lc. 4,16-22) é aplicado a Ele mesmo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, eis porque me ungiu e mandou-me evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça” (Cf. Is. 61, 1-4).  Nós batizados também somos chamados a levar esta boa nova a outras pessoas que convivem conosco, seja em nosso trabalho, em nossa casa, vizinho, enfim a todos os que estão necessitando de uma palavra de apoio, de compaixão, e de amor.

Na celebração da festa de São Judas Tadeu queremos pedir a Deus que no um espírito missionário capaz de perceber as necessidades dos outros e irmos ao seu encontro. Em nossa comunidade encontramos inúmeros enfermos que necessitam de nosso apoio espiritual, nossa visita de amigo, nosso sorriso.

Neste mês de outubro eu gostaria de propor uma experiência missionária a todos. Eu não estou convidando  para irmos à África, ou a nenhum outro lugar distante para  levarmos  nossa solidariedade. Estou convidado a todos a buscarem onde vocês moram, perto mesmo de suas casas, algum doente ou alguém que de alguma forma necessite de uma palavra amiga, de um apoio moral ou espiritual e fazer esta experiência missionária de ir ao encontro do  próximo, de um irmão nosso.

Desejo que todos possam aproveitar o melhor possível este mês tão rico, no qual poderemos nos enriquecer espiritualmente indo ao encontro do nosso próximoSermos discípulos de Jesus.

Que São Judas nos impulsione a fazer esta experiência missionária. E contando com a proteção de Maria nossa Mãe Santíssima e São Judas, poderemos fazer muito por quem necessita. A minha evolução espiritual passa necessariamente pelo meu irmão, especialmente o mais sofredor deles.

Desejo a todos uma boa festa do padroeiro e uma boa experiência missionária. Que Santa Terezinha e Nossa Senhora Aparecida nos impulsione a fazer o melhor de nós no serviço ao nosso irmão.

Que são Judas Tadeu abençoe a nós todos!
Côn. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem       

SENHOR, ENSINA-ME A REZAR...



Todos os dias e em toda hora, uma missa é celebrada  em algum lugar do mundo.O mistério da Paixão do Senhor é feito memória, e do altar, brotam bênçãos e graças para todas as pessoas de fé.
Aqui, em nossa paróquia, as missas voltaram a ser celebradas às 19h00, de terça-feira a sexta-feira.  E também, são celebradas), às 07h00. da manhã.
A missa é a oração mais completa e também é missão!

Nas manhãs e noites de Quinta-Feira (dia em que a Igreja celebra a INSTITUIÇÂO DA EUCARÍSTIA), é feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o celebrante, faz após a adoração o translado de Jesus Eucarístico até a capelinha do Santíssimo, passando pelo meio do povo, que canta e louva o Senhor! É Jesus que nos acolhe, alimenta e passa em nosso meio curando, confortando e renovando as nossas forças! Sinta esse Mistério de Amor em sua vida...

Eucaristia = do grego εὐχαριστία, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças"


1) Você é bastante conhecido por Janu. Qual o seu nome completo e onde nasceu?
Janu
Meu nome é Marcos Tadeu Januario. Ganhei o apelido de Janu já na juventude. O Tadeu de meu nome é uma homenagem que minha mãe fez a São Judas Tadeu e que eu confirmei mais tarde me tornando um devoto desse magnífico santo. Sou piracicabano com muito orgulho e nasci na véspera do dia de São Judas Tadeu: 27/10/1962.
 
2) Sabemos que seu pai cantava em corais.  Foi dele que você herdou esse dom para o canto?
Acredito, com toda a certeza de meu coração, que esse dom veio de Deus, a quem agradeço todos os dias de minha vida. Eu e meu pai fomos agraciados por Deus ao recebermos o mesmo dom, só que o meu pai era bem melhor do que eu. O canto do meu pai era naturalmente lindo, eu precisei estudar um pouquinho.
 
3) Você sempre foi católico e atuante na Igreja? Como percebe Deus em sua vida quotidiana?
Ser católico, acreditar em Deus e sempre trabalhar para Ele foram os maiores legados que recebi de meus pais e de minha avó. Eu sou católico praticante desde criança, conduzido por eles. Comecei a cantar em público na igreja Santa Cruz e São Dimas aos 7 anos de idade, e hoje aos 48 anos  fico feliz por estar trilhando ainda  esse caminho.
A presença de Deus em minha vida é constante e sinto isso em tudo o que eu faço, seja cantando, seja levando conhecimento e educação aos jovens. Me considero um instrumento de Deus e cuido e peço que isso seja para sempre
em minha vida.
 
4) Qual a sua trajetória no ramo da música? Quando e onde gravou seu primeiro CD?
Como eu disse, comecei cedo minha trajetória musical. Aos 7 anos cantava na igreja e na escola, depois fui estudar na Escola de Música de Piracicaba onde me formei em fagote, canto e regência. Paralelamente estudei violão, tocava nas missas, nos barzinhos e ajudei a fundar o “Falando da vida”. Hoje, junto com minha mulher, a Cris, comandamos o conjunto “Adonai Eventos” que se apresenta em casamentos e outras celebrações e o “Ministério de música Adonai” do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres. Com a junção desses dois grupos gravamos ao vivo o nosso primeiro CD e DVD em 2009 no Clube de Campo de Piracicaba.
 
5) Como foi gravar seu segundo CD com a participação especial do Cid Moreira? Você já o conhecia pessoalmente antes?
Foi uma alegria e emoção muito grande. Não conhecia o Cid Moreira pessoalmente. Um amigo comum, o jornalista  Fermino Neto, nos apresentou e propôs essa parceria para esse projeto de gravação de um CD. Está sendo um sucesso, graças a Deus.
 
6) Você tem ajudado as Igrejas de Piracicaba e região, inclusive a nossa, através de seus shows sem cobrar nada. É importante para você esse gesto?
É importantíssimo, pois o nosso pagamento vem direto de Deus na forma de bênçãos e graças para a minha vida e de todos do Adonai. Nada falta em minha vida. Sou muito feliz e quero cada vez mais ser instrumento de Deus para divulgar seu nome, evangelizar através da música e ajudar as pessoas.
 
7) Quais os nomes das outras pessoas da sua banda e quais instrumentos tocam e também os vocalistas.
No ministério além de mim temos a Cris Favoretto no teclado, o João Pedro Favoretto na bateria, o Vini no baixo, a Fernanda Rosolém no violão e na voz, o Rodolfo Gandini no Sax, a Rafaela Ramalho no violino e as vozes de Glaucia Libardi, Fernanda Furlan e Christian Brossi. Nos shows chamamos alguns músicos do Adonai Eventos como o Alexandre Bragion no violino, Paulo Bandel no violoncelo e Eli Silva no trompete,  entre outros.
 
8) Sabemos que é professor de matemática. O que mais lhe fascina, a matemática ou a música ?
Eu me completo nas duas atividades. Amo tudo o que eu faço e faço tudo com muito amor. Procuro fazer o melhor em tudo.
 
9) Gostaria de deixar uma mensagem aos paroquianos de São Judas através deste Informativo?
Eu, como devoto de São Judas, desejo a todos vocês dessa paróquia muitas alegrias, muita paz. Sejam unidos trabalhando juntos para que a comunidade seja viva, ativa e harmoniosa. “Que sejam um! É o que eu quero mais. Sem medo algum se amem mais!” Paz e bem!

AGRADECIMENTO


 MUITO OBRIGADO!
 
            Nunca na vivência comunitária da Paróquia São Judas experimentamos tantos momentos de solidariedade, caridade, compromisso, amor à religião e à Igreja.
Devido aos custos da reforma da Escola Paroquial da Matriz muito se tem feito para angariar recursos para esse fim: Campanha do metro quadrado do Telhado, do metro do fio, do depósito na conta da Paróquia, Campanha “Adote uma Porta”, Campanha da Tinta, doações em dinheiro, doação de pisos, azulejos, vasos e peças sanitários, sorteio do Boneco de São Judas e do Boneco de São Francisco, Show com o cantor Católico Janu, bazar de pratos prontos, venda de cuscuz, pastel, cachorro quente, espetinho, vinho quente, quentão, refrigerantes, festa Julina, festa de São Judas, bistecada, etc, etc, etc. E você, querido fiel, tem nos ajudado e muito. Por isso, queremos externar nosso agradecimento e pedir muitas bênçãos e graças de Deus na sua vida. MUITO OBRIGADO!

CONVITE ESPECIAL PARA VOCÊ!



Meditação das Dores de Maria
            

Todos os sábados às 8 hs da manhã é realizada a meditação das Dores de Maria na Capela do Santíssimo da Igreja Matriz.  Momento de louvor e agradecimento a mãezinha querida por sua intercessão junto de seu Filho Jesus Cristo. Participe!

AVISO - ESTACIONAMENTO DA IGREJA SÃO JUDAS



ESTACIONAMENTO DA IGREJA SÃO JUDAS
 
                    A Igreja São Judas, além se ser a maior da Diocese de Piracicaba, é a que possui um dos maiores estacionamentos PARA USO PELOS FIÉIS durante as missas e uma das poucas paróquias que possui serviço de segurança no local.
      
                    Você sabe quanto a paróquia gasta com isso? Eu respondo: R$ 1.000,00 (Um mil reais). Pois é, não é barato!

                   Recentemente,  o Pároco Padre Alcides mandou instalar uma placa no local alertando as pessoas que se utilizam do estacionamento para outros fins que não para permanência nas dependências da Igreja e que poderão ter seus carros guinchados. Isso porque, infelizmente, muitas pessoas deixam seus carros no estacionamento e saem das dependências da Igreja, só retornando muitas horas depois. Frequentemente, mais de 15 (quinze) carros ficam estacionados diariamente no pátio da Igreja, e não chegam a entrar nela para práticas religiosas. 
           
                Muitas dessas pessoas, talvez  trabalhem em outras cidades e acham-se no direito de deixar seus automóveis no estacionamento da Igreja para trabalharem de ônibus ou de carona, em outras cidades. Outros, ainda, trabalham próximo da igreja e por não haver estacionamento no bairro, seus carros permanecem no pátio da Igreja sem sequer procurar a secretaria para perguntar se é ou não  permitido fazer isso, ou se é  cobrada alguma taxa. Sem falar daquelas pessoas que estacionam seu carro e vão caminhar na Esalq ou em áreas próximas.
           
            Por isso, apelo para o bom senso dessas pessoas que agem dessa maneira. O Estacionamento da Igreja é propriedade particular, não é público
          
               Ninguém gosta que uma pessoa desconhecida estacione seu carro na sua garagem sem sua permissão.
           
             Se você precisa fazer uso do estacionamento para outros fins, procure a secretaria da Igreja para ser orientado a esse respeito.

MISSA E PROCISSÃO EM LOUVOR À NOSSA SENHORA APARECIDA




 
            A padroeira do Brasil merece nossa homenagem no dia a ela dedicado. Por issoserá celebrada na Matriz, além da missa das 7 hs da manhã, a missa das 19 hs seguida da procissão pelas ruas do bairro São Judas. Participe e exercite sua devoção à mãe de Deus e da nossa Igreja no Brasil.

BOA MÚSICA E MUITA ALEGRIA NOS AGUARDAM NO SHOW COM O CANTOR JANU!



            Uma voz sem igual, uma presença de palco empolgante, momentos de alegria, externação de amor a Deus e muita emoção teremos no show com o cantor católico Janu que será realizado no Salão de Festas da Matriz no dia 17 de Novembro, a partir das 20 hs.
            Pudemos experimentar um pouco de tudo isso na missa das 11 hs do último dia 18 de Setembro em que Janu e sua banda Adonai nos presenteou cantando as músicas litúrgicas da missa e o salmo. Ficamos com o gostinho de “quero mais”. E não é que ele e sua banda voltarão a nos prestigiar novamente no dia 16 de Outubro e 13 de Novembro, na missa das 11 hs!
            O Show de lançamento de seu 2º CD, “Tempo de Amar”, com a participação especial do Cid Moreira, que foi apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo por 25 anos, foi um sucesso. O show aconteceu no dia 22 de Setembro no Salão de Eventos do Clube do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com a presença de cerca de 4.000 pessoas.
            Em nossa paróquia não será diferente! Portanto, adquira já seu convite ao preço de R$ 15,00 antecipado até o mês de Outubro, nas missas de fim de semana ou na Secretaria. Em Novembro, o convite passa a custar R$ 20,00.
            Aguardamos por você.

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR