Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PALAVRA DO PÁROCO - Pe. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem


Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

 Paz e Bem!

Depois de quarenta dias de espera e nos preparando para a Semana Santa, que culmina com a Páscoa do Senhor, estamos ansiosos por viver a experiência da Ressurreição em nossa vida.
Este período tão precioso da Igreja quer nos levar a uma meditação profunda a respeito de nossa caminhada rumo a Terra Prometida, ou seja, o Reino do Céu. Esta realidade de caminhada provisória que desemboca em uma prestação de contas diante de Deus nem sempre é encarada por todos como algo real e inevitável. A Semana Santa nos faz lembrar, assim como na quarta feira de cinzas, que nossa estada aqui neste mundo é passageira e que tem como única finalidade o nosso progresso espiritual.
A origem da Semana Santa se dá em um momento único da Igreja, onde a fé precisava ser concretizada, fortalecida. Assim, em 325 d.C, o Concílio de Nicéia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.
Cada dia desta comemoração faz referência a um acontecimento: o Domingo de Ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu os pés de Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada por Cristo; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas, Judas vende Jesus por trinta moedas de ouro; a quinta-feira foi a Última Ceia com seus apóstolos, a Missa da instituição da Eucaristia, o Lava Pés. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação e morte. Sábado, assim como a sexta-feira, é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus, Ele esta morto, não está mais entre nós. Neste dia, sábado, a Igreja faz um luto profundo pela ausência de Cristo entre nós. A Igreja se encontra desolada, desnuda e o sacrário está vazio, sem o Santíssimo.
Finalmente, depois deste dia de tristeza e chegando a tarde, após o por do sol nós fazemos a grande festa da Vigília Pascal, ou seja, a benção do Fogo Novo, Ressurreição do Senhor, Sábado da Aleluia. O domingo de páscoa, é o dia em que se confirma essa Ressurreição. Tudo parece mais alegre, o pessimismo dá lugar a esperança, a Vida triunfou da morte vencendo uma vez por todas a maldição que pairava sobre nós.
A nós que recebemos esta dádiva da salvação, que antes não nos era possível, agora só nos resta configurar nossa vida a de Cristo para garantirmos esta Salvação que foi tão cara a Ele.
Desejo a todos uma ótima Semana Santa e que todos nós possamos fazer a experiência da Ressurreição em nossa vida. Cristo já Ressuscitou e nós?
Que Deus abençoe a todos!
Feliz Páscoa!


                                                                                                                


JANTAR DANÇANTE

ECC - Encontro de Casais com Cristo - Noite Italiana -


Música ao vivo!!!


Dia: 14 de Maio de 2.011


Horário: 20h00min


Local: Salão de Festas da igreja São Judas Tadeu


Av. Independência nº 3.747 (estacionamento próprio)

VEM AÍ NOSSA BISTECADA!!!




Será no dia 22 de Maio, domingo, a partir das 11h00, no Salão Paroquial da Matriz. Agende essa data! Não perca! Maiores detalhes do cardápio e preço publicaremos no próximo Informativo.
Em Prol da Reforma da Escola Paroquial.
Colabore!!!


CRÔNICA SOCIAL




Nossa Igreja acolheu com alegria, no domingo, dia 20/03/11, nossos mais novos 
irmãos na fé que receberam o sacramento do Batismo. São eles: Sofia Rissatto Bigelli (Jd. Brasília), Sarah Alcântara dos Santos (Jd. Brasília), Isadora Sayuri Carneiro (Jd. Elite), Livia Bortoleto da Silva (Morumbi), Helena Bisson Barbosa (Santa Rosa) e Luca Faria Bertolla (Jd. Astúrias). Parabéns!



SEMANA SANTA - PROGRAMAÇÃO 2.011


"NA DOR E NO SOFRIMENTO A CERTEZA DA VITÓRIA"




DOMINGO DE RAMOS :17 de abril - 8h30min:
Bênção e Procissão com os Ramos, saindo da Casa das Irmãs do Cenáculo (situada na Rua Almirante Barroso) em direção à Matriz São Judas Tadeu.
Lembramos a todos que a coleta do Domingo de Ramos é da Campanha da Fraternidade. Sejamos solidários!


SEGUNDA-FEIRA SANTA: 18 de abril -
19h45min:Via Sacra no Bairro São Judas organizada pelos ministros da Eucaristia e Vicentinos.


TERÇA-FEIRA SANTA: 19 de abril -
07h00min: Missa
19h45min: Via Sacra no Bairro Independência organizada pelos coordenadores de quarteirão, ECC e acólitos.

QUARTA-FEIRA SANTA: 20 de abril-
07h00min: Missa
19h45min Terço dos homens na matriz (organizado pelo grupo de Terço dos homens da Mãe Rainha)


QUINTA-FEIRA SANTA: 21 de abril -

Início do Tríduo Pascal e Missa da Ceia do Senhor - 19h00min: Missa da Instituição da Eucaristia e Sacerdócio - "Lava-Pés". Renovação dos ministros da Eucaristia, renovação do ministério de Acólito com a entrada dos novos acólitos. Terminada a Missa do "Lava-pés", haverá a trasladação do Santíssimo para o tabernáculo e adoração até meia-noite.

SEXTA-FEIRA SANTA: 22 de abril
PAIXÃO DO SENHOR - Dia de jejum e penitência


9h00min - PROCISSÃO DO ENCONTRO
As mulheres saem da Casa das Irmãs do Cenáculo e se dirigem para a igreja. Os homens saem da Escola Mello Moraes e se dirigem para a igreja. As imagens se encontrarão dentro da Igreja São Judas, onde haverá uma homilia.


15h00min - PROCLAMAÇÃO DA PAIXÃO DE JESUS E VENERAÇÃO DA SANTA CRUZ
A coleta feita as 15h00min é destinada à Terra Santa.


19h00min - OFÍCIO DAS TREVAS -Seguido da Procissão do Senhor Morto e o Canto da Verônica.


SÁBADO-SANTO/ VIGÍLIA PASCAL: 23 de abril


5h00min da manhã - Caminhada Penitencial rumo à comunidade São Pedro, Monte Alegre.
Gesto concreto: produtos de higiene pessoal (que serão deixados na Matriz)
Durante o dia,a igreja ficará aberta, mas não haverá cerimônia litúrgica.
19h00min: Bênção do Fogo Novo, a Proclamação da Páscoa, Ressurreição de Jesus.


(Obs.: Pedimos a gentileza de trazer velas protegidas por copinho plástico).




DOMINGO DE PÁSCOA: 24 de abril
Missa:   9h00min
             11h00min
             19h00min  



DOMINGO DE PÁSCOA

Lembramos alegremente a Ressurreição de Jesus, sua vitória sobre a morte e o pecado

SÁBADO SANTO


É um momento de introspecção  e recolhimento espiritual, recordando-nos o gesto de profundo  amor  e resignação de Jesus Cristo por nós. Recordamos a Sua morte e ressurreição. À noite, celebramos a festa máxima da Igreja, o renascimento para um nova vida. “A Liturgia do Fogo e da Luz, em que o Círio Pascal é aceso com o fogo novo e representa o Cristo Ressuscitado que, com sua luz, vence a escuridão; a Liturgia da Água e do Batismo, quando toda a assembléia é convidada a renovar as promessas batismais e a professar solenemente a fé; e a Liturgia Eucarística.”

SEXTA-FEIRA SANTA


Paixão do Senhor:
Nesta celebração, somos convidados a compreender e a viver mais profundamente o mistério da Cruz.

TRÍDUO PASCAL


Na quinta-feira Santa, temos a instituição da Eucaristia – a Santa Ceia do Senhor-, dando início ao “Tríduo Pascal”, como é denominado pela liturgia e, tendo seu término com as vésperas do Domingo da Ressurreição.

Ceia do Senhor – Somos convocados a celebrar a nova Aliança concluída com o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.
O lava-pés é a demonstração cabal de humildade e servidão de Jesus para conosco, exaltando-nos a imitá-lo. É um momento rico e de profunda fé cristã.


QUAIS AS PRINCIPAIS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA?


MISSA DOS SANTOS ÓLEOS:

É a cerimônia onde são abençoadas pelo Bispo as reservas dos óleos (óleo de oliva misturado com bálsamo) santos para serem utilizados em todas as comunidades para a administração de alguns sacramentos: Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. 

A sua celebração em nossa Diocese é realizada na quarta-feira Santa, presidida pelo Bispo  diocesano, com a participação dos sacerdotes de todas as paróquias e os fiéis, num congraçamento espiritual e fraterno.

Durante essa mesma celebração os presbíteros, diante do Bispo e do povo de Deus, renovam seu Ministério Sacerdotal.

O MINISTÉRIO DO CANTO NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. (Parte I)


Sentir o chamado para participar da Pastoral do Canto, com sua voz ou tocando um instrumento, é antes de tudo, uma missão que leigos e leigas  abraçam com amor. Para viver esta missão no entanto, devem se aperfeiçoarem cada vez mais: vencer falhas pessoais ou de grupo, estudar música, meditar a Palavra, enfim trabalhar com dedicação. Fazer parte dessa Pastoral, significa assumir um compromisso que requer tempo  para ensaios e preparação de cantos, para que o Mistério Pascal celebrado em cada missa, seja vivenciado por todos que dela participam, com profundo respeito, súplica, louvor e adoração.
O grupo de canto sabe que atingiu a missão que lhe foi confiada, quando vê a Assembléia(os fiéis)  cantando e participando ativamente nos momentos dedicados a música dentro da Liturgia. Essa é uma das muitas preocupações que o grupo deve ter:  fazer dos momentos cantados, verdadeiras orações coletivas, onde toda a Igreja tem importantíssima participação. O próprio Concílio Vaticano II, em 1963,  no capítulo VI da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, dedicado à música sacra,  nos ensina o seguinte: "A música sacra será tanto mais santa quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica”. Que possamos celebrar a  Festa da Páscoa  mais inspirados e  fortalecidos nessa bela missão.

MISSA PELOS 55 ANOS DE EXISTÊNCIA DA NOSSA PARÓQUIA SÃO JUDAS













LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR