Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU

Primeiro Bispo de Piracicaba: Dom Ernesto de Paula
O nosso primeiro bispo Diocesano, Dom Ernesto de Paulo, estudou no Seminário Menor de Pirapora do Bom Jesus, dirigido pelos Cônegos Regulares Premonstratenses, ordem religiosa fundada por São Norberto em 1.121 nos vales de Premonstré, França. Como gesto de gratidão para com os antigos formadores, o bispo convidou religiosos dessa Ordem a virem para nossa Diocese.

Cônego Henrique Ribeiro da Fonseca
Cônego Cristóvão
A vinda dos primeiros premonstratenses foi acertada no dia da ordenação sacerdotal do Padre Luiz em Pirapora do Bom Jesus no dia 30 de Novembro de 1953, pelas mãos de Dom Ernesto. No dia 21 de Dezembro de 1953, chegaram a Piracicaba o Cônego Henrique Ribeiro da Fonseca e o Cônego Cristóvão. 

Padre Otto Van der Burgt
         Um ano depois chegou o Cônego Otto Van der Burgt. Alugaram uma casa e, com a ajuda da comunidade, iniciaram a construção da residência e da igreja que teve como padroeiro o Apóstolo São Judas Tadeu, por influência de Dom Ernesto que queria difundir a devoção ao santo e também como forma de distingui-lo do apóstolo que traiu Jesus, Judas Iscariotes. Poucos anos antes, a devoção popular a São Judas Tadeu já tinha se iniciado em São Paulo, no bairro Jabaquara, e a devoção a esse santo continua crescendo até hoje. São Norberto ficou como segundo padroeiro. Mais tarde ele ficou como padroeiro da comunidade do Jardim Brasília.                                      Otto foi nomeado primeiro pároco, tendo como coadjutor o Cônego Henrique, ambos falecidos.

                                                              Em 1972, o Cônego Otto, de nacionalidade holandesa, retornou à Abadia de Averbode, na Bélgica, a mesma que o tinha enviado ao Brasil. Assumiu então como pároco Cônego Henrique, ficando à frente da comunidade até 1979.                                                
Cônego Luiz de Almeida Castro
                                              A partir de fevereiro de 1979 até Dezembro de 1984, foi pároco o Cônego Luiz de Almeida Castro, tendo como coadjutor o Cônego Vicente, até 1983. Mais tarde foi nomeado mais um coadjutor, o Cônego Bruno Gary do Prado Fonseca, que se tornou pároco de janeiro de 1985 a janeiro de 1987, auxiliado pelo Cônego Pedro Albertos Cornelios Van Haaren. Este assumiu como pároco em Fevereiro de 1987, e era auxiliado nos finais de semana pelo Cônego Roberto Luiz Pires, já falecido.

Cônego Bruno Gary do Prado Fonseca
Cônego Roberto Luiz Bergamaschi Pires, falecido em 08/02/2010
Cônego Pedro Albertos Cornelios Van Haaren
Cônego Paulo Haenraets
                 Com o crescimento dos bairros que compõem a paróquia, a Igreja Matriz antiga tornou-se muito pequena. Por isso, decidiu-se pela construção de uma nova Matriz, cuja planta foi idealizada pelo arquiteto Giulio Del Fabro. A nova Igreja, moderna e ampla, com vitrais multicoloridos, foi inaugurada no dia 28 de Outubro de 1975, dentro das comemorações do dia do Padroeiro. É uma igreja muito bonita e, até hoje, a maior de Piracicaba.

A história da Paróquia registra a Escola Paroquial São Norberto que funcionou ao lado da Matriz, de 1960 a 1974, atendendo às crianças que freqüentavam o antigo curso primário.
Em 01º de Dezembro de 1990 assumiu como pároco o Cônego Paulo Haenraets, auxiliado pelo Cônego Luiz de Almeida Castro, falecido em Março de 2008. Cônego Paulo ficou à frente da paróquia São Judas até Agosto de 2006 quando então assumiu como novo pároco o Cônego Alvarino Bienzobás Junior que foi auxiliado pelos Cônegos José Maria e Luiz Carlos Emílio de Oliveira.


Pe. José Maria 


 Atualmente nossa paróquia tem como Pároco o Cônego Alcides Ribeiro Filho que tem como vigário paroquial o Cônego Luiz Carlos Emílio de Oliveira.



Cônego Alvarino Bienzobás Júnior
Cônego Luiz Carlos Emílio de Oliveira

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR