Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

terça-feira, 31 de maio de 2011

DÍZIMO - Devolver a Deus parte do todo que Ele nos dá


DÍZIMO – Devolver a DEUS parte do todo que ELE nos dá.


Malaquias 3, 10 “Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário
Esta ordem do antigo testamento é seguida de uma promessa, promessa de benção além
do necessário. A matemática e a medida de DEUS são muito diferentes das nossas humanas, é a matemática do “é dando que se recebe”. Não é uma troca, mas a graça pela graça!
DEUS merece o nosso melhor, “Fui EU quem fez o universo, e TUDO me pertence, declara O SENHOR”  (Is 66, 2)  Tudo pertence a DEUS! ELE fez tudo! Para nós!
Já o novo testamento, nos é feito um convite ao despojamento e a espontaneidade: DEUS ama quem dá com alegria.
“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria  (IICor. 9, 7)
O artigo §2043 do Catecismo da Igreja Católica relata: O quinto mandamento da Igreja "Ajudar a Igreja em suas necessidades" recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades.
Para nós, o Dízimo foi algo DIVINO que nasceu no nosso coração, e acredite, foi na época mais difícil da nossa vida, financeiramente falando. Eu digo do coração, pois pela razão nós não seriamos capaz de ter dado este passo, uma vez que vivemos a cultura do egoísmo, que pesa tão forte nos tempos atuais.
Temos experimentado as promessas de DEUS por meio do compromisso que assumimos com o Dízimo, tanto a promessa das bênçãos além do necessário do profeta Malaquias, quanto sentir o Amor de DEUS em nossa vida, e em nossa casa como nos diz Paulo (IICor. 9, 7) DEUS ama quem dá com alegria.

A Brancaglion/ Valdemir 
Maria Filomena I Brancaglion







ACÓLITAS - TESTEMUNHO


Acólitas

Após receber a incrível notícia de que meninas poderiam participar do acolitato na paróquia, logo me entusiasmei, porque sempre quis participar da missa de uma forma mais ativa.

Estar no presbitério não é algo tão simples assim e exige uma postura respeitosa, muita concentração, responsabilidade de ser um exemplo, além de ter a consciência de que nossa principal função é servir ao altar de Deus e a Igreja. 

Antes de aceitar o convite para ser acólita, várias dúvidas apareceram, alguns medos se explicitaram e sentimentos que estavam me inibindo, afloraram. Graças a Deus, após aceitá-lo, consegui superar essas barreiras que estavam dentro de mim, o que me trouxe crescimento pessoal, maturidade e um maior equilíbrio na vida.

Nunca estive tão envolvida com a Igreja como no ano passado e neste. Tudo ocorreu devido à Crisma, pois colaboramos com os vicentinos mensalmente; participo da Equipe de Liturgia quinzenalmente e agora faço parte da Equipe dos Acólitos. Hoje vejo o quão importante é a vida dentro de uma comunidade paroquial, onde todos temos um ideal em comum: a caminhada ao encontro de Deus.

E a todos os paroquianos que têm dúvidas sobre aceitar um convite para participar de algum trabalho dentro da Igreja, digam sim, pois acredito que são experiências como essa que nos fazem crescer espiritualmente e aproximar-nos de Deus. No dia em que fomos instituídas percebi, que se tivesse negado esse chamado, teria me arrependido com toda a certeza, pois naquele momento senti uma alegria que me preenchia completamente. Eu me senti próxima a Deus, de modo que parecia que a Igreja era também minha casa.
Giovanna Souza

MINHA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - TESTEMUNHO


Minha devoção ao Sagrado Coração de Jesus


(Testemunho da paroquiana  Silvana Montebelli)


            A minha admiração pelo Apostolado da Oração é antiga. O início se deu quando comecei andar de carrinho.
            Tenho por costume passar na igreja. Foi  assim que conheci e  gostava muito de ver a dona Maria Gibelli, já falecida, cantar “Coração Santo”.
            Naquela época, era lindo e comecei a perceber que as pessoas vão morrendo e não há uma renovação de pessoas. Foi  daí que resolvi entrar no Apostolado da Oração pois  gosto muito de rezar.
            Reza-se pelas vocações na primeira sexta-feira do mês e o terço na última sexta-feira. 
            A minha fé só tem aumentado e se assim não fosse, não resistiria a tantos problemas pelos quais tenho passado.



HISTÓRIA DA CONFECÇÃO DO TAPETE DE “CORPUS CHRISTI”

                        Na paróquia de Saint Martin em Liège, Bélgica, em 1230, quando começou as homenagens ao Santíssimo Sacramento a procissão eucarística acontecia só dentro da igreja. Em 1247, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
            Nenhum dos decretos fala da procissão com o Santíssimo como um aspecto da celebração. Porém estas procissões foram dotadas de indulgências pelos Papas Martinho V e Eugênio IV, e se fizeram bastante comuns a partir do século XIV.

         Finalmente, o Concílio de Trento declara que muito piedosa e religiosamente foi introduzido na Igreja de Deus o costume, que todos os anos, o santíssimo seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos.
            Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidades. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

            No dia dedicado ao Corpo de Deus (Corpus Christi), várias cidades brasileiras, organizam procissões, que percorrem as ruas enfeitadas com tapetes. A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular.

            Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, formando desenhos relacionados ao Santíssimo.
            Por este tapete passa a procissão, o sacerdote vai á frente carregando o ostensório e em seguida pelas pessoas que participam da festa. Tudo isto tem muito sentido e deve ser preservado.

 Fonte: gentedefe.com 


COMO DISCERNIR A VONTADE DE DEUS - Pe. Luiz Carlos Emílio de Oliveira


COMO DISCERNIR A VONTADE DE DEUS

                Muitas pessoas se questionam: O que estou fazendo? Ou, a decisão que tomei é a vontade de Deus? Apesar de ser um tema complexo, quero dar-lhes umas pistas para se ter um bom discernimento sobre a vontade de Deus.

1.       Convicção interior

                O Padre Cabarrús (Carlos Rafael Cabarrús) define o discernimento como a “ousadia de deixar-se levar” por Deus por caminhos que muitas vezes a razão pode perceber e garantir segurança, por onde não se vê, por onde se é levado.
                É comum ouvir a frase: “Eu estou tendo a intuição de ...”  Esta intuição é a convicção interior. O Espírito Santo ilumina o nosso interior. É de suma importância termos um espírito elevado, ou seja, desenvolver a nossa comunhão com Deus para ouvir a sua voz.

2.       Paz de Deus

                A paz é o árbitro, pois, quando tudo está fluindo conforme o propósito de Deus, há uma paz interior. Quando perdemos a paz é sinal que algo está errado, e ter a serenidade para descobrir onde ocorreu o erro.

3.       Palavra de Deus

                A Bíblia é a fonte mais segura e mais simples. Muitas vezes agimos pelos sentimentos e emoções e tomamos decisões erradas. As decisões têm que ser submetidas ao julgamento da Palavra de Deus.

4.       Aconselhamento

                Quando estamos com dificuldades de discernir algo, procuremos ajuda ou aconselhamento à Igreja ou uma pessoa madura e experiente, se houver uma resposta de paz, então pode estar certo que está no caminho correto (Pv 11, 4).

                Irmãos, discernir é fazer uma escolha e acolher e comprometer-se com esta escolha. A nossa vida é baseada em decisões e escolhas. Se tivermos perdas nas nossas escolhas, servirá para o nosso amadurecimento.

Pe. Luis Carlos Emílio de Oliveira
Vigário Paroquial

PALAVRA DO PÁROCO - MÊS DE JUNHO



Paz e Bem!
Pe. Alcides

Estamos quase terminando o tempo pascal que consta de seis semanas. Neste mês tão especial em que celebramos Maria a Mãe de Jesus, foi também um mês muito fértil no que diz respeito à Páscoa, ou ao retorno à vida.
Após a sexta semana da Páscoa teremos a solenidade da Ascensão do Senhor e a Solenidade de Pentecostes. Estas duas solenidades encerram, por assim dizer, o tempo Pascal.
A Ascensão do Senhor trata-se da subida de Jesus ao céu, após passar algum tempo com seus discípulos orientando-os em como deveriam agir na pregação do Evangelho: a Boa Nova. Com a subida de Jesus ao céu, inicia uma nova fase para a Igreja, isto é, entra em ação a terceira pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo.
Nesta Solenidade podemos perceber nitidamente a ação santificadora do Espírito Santo sobre todos nós. São três pessoas distintas, mas que possuem um amor tão grande que se tornam uma só. O Pai Criador, o Filho Redentor e o Espírito Santo Santificador.
Após a ascensão de Jesus, a Igreja começa a se organizar estruturalmente e neste momento a ação do Espírito Santo tornou-se e ainda se torna fundamental. Agora sem a presença física de Jesus, mas apenas na Eucaristia, os apóstolos, ungidos pelo Espírito Santo, começam a exercer o ministério dado a eles pelo próprio Jesus. Pela ação do Espírito Santo, pessoas são curadas, cegos voltam a enxergar, mudos falam e mortos ressuscitam pelas mãos dos Apóstolos e discípulos de Cristo.
A Igreja começa a crescer e se fortalecer como uma semente de mostarda. Com a força e a graça do Espírito Santo eles são capazes de enfrentar até a própria morte pelo nome de Jesus e seu Evangelho.
Para nós que vivemos essa realidade 2000 anos depois fica a certeza que esse mesmo Espírito Santo continua a agir em nós.
Somo convidados a experienciar essa ação santificadora em nossa vida. Mas para que isso aconteça, torna-se necessário uma abertura de coração para acolhermos essa graça que nos é tão cara.
Desejo a todos, que o Espírito Santo de Deus faça morada em vossos corações e que a graça santificadora nos torne homens e mulheres de boa vontade e principalmente, engajados no serviço de Deus para a santificação de nossas almas.
Que Deus abençoe a todos!

                                                     Pe. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem.

PALAVRA DE VIDA - MÊS DE JUNHO DE 2.011 - Chiara Lubich

"Não se conformar-se com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeita". Rm 12, 2
Esta palavra de vida é encontrada na segunda parte da carta de São Paulo aos Romanos. O apóstolo está descrevendo as ações de um cristão como a expressão da vida nova - o amor real, a verdadeira alegria ea verdadeira liberdade - que Deus nos deu. É a vida cristã entendida como uma nova forma de encarar as diversas situações e problemas encontrados no cotidiano com a luz ea força do Santo Spirit.In este versículo, que está intimamente ligado ao anterior, o apóstolo descreve o objetivo e atitude subjacente que deve caracterizar o nosso comportamento, ou seja, fazer da nossa vida um cântico de louvor a Deus, um ato de amor realizado ao longo do tempo, na busca incessante de sua vontade, do que é mais agradável para ele.


"Não se conformar-se com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeita".

É evidente, claro, que para cumprir a vontade de Deus, precisamos conhecê-la. infere Saint Paul, no entanto, que nem sempre é fácil. Não é possível compreender completamente a vontade de Deus, sem uma visão especial para nos ajudar a discernir o que Deus quer de nós e evitar as ilusões e erros que poderiam facilmente cair into.This dom particular do Espírito Santo é chamado de "discernimento". É indispensável para nós, se quiser adquirir uma mentalidade cristã autêntica.

"Não se conformar-se com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeita".

Como podemos adquirir e permitir que este importante dom de amadurecer em nós? Sem dúvida, precisamos de saber os princípios de nossa fé também. Mas isso não é suficiente. São Paulo afirma que está acima de tudo uma questão de vida de uma determinada maneira, ou seja, é uma questão de generosidade, de determinação, de viver as Escrituras, porque isso implica deixar de lado os medos, incertezas e mediocridade. É uma questão de disponibilidade e prontidão para realizar a vontade de Deus. Esta é a maneira de adquirir a luz do Espírito Santo e atingir a nova mentalidade nos pediu aqui.


"Não se conformar-se com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeita".


Como podemos então viver a palavra deste mês de vida? Ao tentar merecer essa luz que é tão necessário para a realização da vontade de Deus well.Let-nos a resolver, então, a conhecer a sua vontade, expressa em sua Palavra, nos ensinamentos da Igreja, os deveres exigidos pelo nosso estado de vida e assim on.Let nos lembrar, no entanto, a grande importância de viver a nossa fé. Como acabámos de ver, a verdadeira luz vem da vida como deveríamos e de amar. Jesus se manifesta para aqueles que o amam, colocando em prática os seus mandamentos (cf. Jo 14:21). Nós, então, ser capaz de fazer a vontade de Deus e, ao fazê-lo, oferecer-lhe o dom mais belo que podemos. Será agradável para ele, não só por causa do amor que exprime, mas também porque ele vai se espalhar em torno de nós muita luz e um espírito de renovação cristã.


Chiara Lubich
Focolares Palavra de Junho de Vida 2011
Cada mês uma frase Escritura é oferecido como um guia e inspiração para a vida diária. Este comentário, traduzido para 96 ​​línguas e dialetos diferentes, chega a vários milhões de pessoas em todo o mundo através da imprensa, rádio, televisão e Internet. Todos os meses desde o início dos Focolares, Chiara Lubich, fundadora (1920-2008) escreveu o seu comentários. Este foi publicado originalmente em agosto de 1993. 


Obs.: Transcrevemos aqui essas sábias palavras de Chiara Lubich ("in memorian") porque é um alimento precioso e rico para alimentarmos nossa espiritualidade cristã.

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR