Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Por que ser dizimista?




Por reconhecer que Deus é o Senhor de todas as coisas;

Por saber que o dízimo é devolução a Deus do que dele recebi;

Por amar minha Igreja e acreditar no trabalho de evangelização
de minha comunidade;

Por crer em Jesus, na vida eterna e na salvação de minha alma;

Por saber que minha Igreja e minha comunidade contam com a minha participação e minha contribuição mensal;

Por reconhecer que Deus é aquele Pai justo que não deseja ver alguns poucos filhos seus tendo muito, até em excesso, e muitos não tendo nada, nem o mínimo para sobreviver;

Por desejar partilhar o pouco que tenho do mesmo modo como Deus partilhou conosco seu Filho e como Jesus partilhou comigo sua vida;

Por gostar de sentir o doce sabor da liberdade e da alegria de poder oferecer;

Por acreditar e aceitar a Palavra de Deus que está na Bíblia;

Por saber que o dízimo, antes de ser dinheiro, é Palavra de Deus;

Por desejar que, em meu coração, haja mais amor e menos egoísmo;

Por saber que só posso dizer que amo a Deus quando aprender a partilhar com os irmãos.

UM ANO DE SACERDÓCIO:CELEBRANDO COM PADRE JOSENILDO


Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu que vos escolhi, para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça

No dia 14 de outubro, às 17h00, na paróquia de São José,no Jardim Europa em São Paulo, foi celebrada as Bodas de Papel ,  missa de um ano de sacerdócio, de  padre Josenildo. Ele foi ordenado padre aqui em nossa paróquia nesta mesma data, no ano passado. Assim o coral São Judas, viajou com padre Alcides e  alguns fiéis, para juntos agradecermos a Deus por esta vocação, tão preciosa e necessária. Estavam co-celebrando esta missa: padre Alcides, padre Alexandre e padre Alvarino.

É muito importante celebrar um ano de vida sacerdotal, pois é neste tempo que o padre irá viver e trabalhar junto do povo, assumindo a inteira responsabilidade de guia-lo e conduzi-lo, a luz do Evangelho. Somente Deus conhece a história de uma vocação sacerdotal. O nosso amado Papa João Paulo II, no seu livro “Dom e Mistério”, disse: “Deus nos seus desígnios mais profundos, conhece cada vocação, na qual o sacerdócio é o grande mistério, é um dom que supera infinitamente o homem”.

Desejamos muita sabedoria e muitas bênçãos ao nosso querido padre Josenildo!


OBRAS DA REFORMA DA ESCOLINHA PAROQUIAL ESTÃO CHEGANDO AO FIM


             A Escolinha Paroquial está em fase final da sua reforma, iniciada há alguns meses. Uma obra que há tempos esperávamos, e que afinal se realizou. Teremos de volta nosso espaço para os encontros de catequese, de pastorais, de pequenos eventos, agora muito mais aconchegante e bonito.
             
            Tudo isso só foi possível, graças a você, caro paroquiano, que ajudou sua comunidade através de participação nas mais diversas campanhas de doação que fizemos, quermesses, vendas de comes e bebes nos fins de semana, artigos religiosos, sorteios, e agora o show com o cantor católico Janu e conjunto ADONAI.
          
           Esperamos em breve reinaugurar a Escolinha paroquial com uma belíssima festa, quem sabe, com a ajuda de Deus, ainda neste mês de Novembro.

NO DIA DE SÃO JUDAS, NOVOS MINISTROS DA EUCARISTIA SÃO INSTITUÍDOS


Os novos ministros da Eucaristia foram escolhidos. São nove:
Angela Rocha;
Nancy Ducati;
Odair Rocha;
Oriana Souza;
José Reinaldo Zorzeto;
Angela Lúcia Zorzeto;
Maria Magali Naval;
Wellington Ribeiro;
Juliana Ribeiro.
Essas pessoas são preparas pelo pároco, padre Alcides, através de aulas semanais às quintas-feiras e foram instituídos Ministros da Eucaristia na Santa Missa do dia 28 de Outubro, dia do nosso Padroeiro São Judas Tadeu, às 19:00 hs.
É uma grande missão a eles confiada por Deus e abraçada com fé, determinação e responsabilidade.

PEDIMOS ATENÇÃO ÀS PASTORAIS, GRUPOS E MOVIMENTOS E ÀS CAPELAS



            O Natal se aproxima e como todos os anos publicaremos as mensagens de Natal e Ano Novo das pastorais, grupos e movimentos da Matriz e também das Capelas em nosso Informativo Paroquial do mês de Dezembro 2011/Janeiro 2012.
            As mensagens não podem ser longas, no máximo 3 linhas, devido ao espaço reduzido (não serão publicadas mensagens longas) e devem ser enviadas preferencialmente por e-mail: cj.ribeiro1@gmail.com.
            Os que não tiverem e-mail poderão deixar a mensagem por escrito em letra legível na Secretaria da Igreja.
            O prazo para entrega das mensagens é até o dia 30 de Novembro de 2011. LEMBREM-SE!!!

Pastoral da Comunicação

NOVAS SUGESTÕES DE LEITURA DE LIVROS Colaboração da ZAC LIVROS. Boa leitura!


Estabelecer limites, Respeitar limites
Segredos para relações interpessoais bem sucedidas
EditoraVozes
Preço: R$ 23,00

Aprender a delimitar o nosso espaço e conhecer as próprias limitações: este é o foco deste livro. Mas, como trabalhar essa questão sem se colocar frio diante das pessoas e situações envolvidas neste processo é, talvez, a tarefa mais difícil. Esse texto foi criado para ajudar homens e mulheres a caminharem com uma visão clara sobre si e o espaço que ocupam. Em uma época de crescente aceleração e constante exigência de desenvolvimento, modifica-se também o modo como sentimos a vida. O mundo atual sofre da falta de medida e limite, o que se revela não apenas na vida pessoal, mas também cada vez mais no contexto profissional. Muitas pessoas sofrem pelo simples fato de não saberem impor limites. Não sabem dizer não e estão sob a pressão interna de realizar todos os desejos dos outros. Entre outras colocações, os autores analisam as atitudes de Jesus em relação, por exemplo, aos fariseus e Herodes. Jesus delimita o próprio espaço e não se deixa intimidar por aqueles que querem que Ele caia numa cilada.



FESTA DE CRISTO REI





            A festa de Cristo Rei, instituída por Pio XI, tinha uma finalidade político-religiosa de mostrar o senhorio de Jesus sobre o mundo, acima das situações de ateísmo e falta de religião. Esta festa foi colocada, na reforma litúrgica, no final do ano litúrgico para dar a perceber que Cristo é o centro do universo e para Ele tudo conflui. 
            Cristo, diante de Pilatos se declara rei da verdade. Ele conhece toda a verdade, por isso dá por ela a vida. A verdade é o desígnio do Pai de implantar no mundo o reino da misericórdia amorosa. 
            Todo o povo de Deus é sacerdotal, isto é, está unido a Cristo para a transformação do mundo em um mundo que sirva a Deus no culto verdadeiro que procede de um coração que ama.

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS!




A HISTÓRIA DESSA FESTA


A FESTA DA COLHEITA – GRATIDÃO A DEUS!
        
           O Dia de Ação de Graças é, na verdade, uma festa da colheita e remonta aos festivais de colheita tradicionais em muitas partes do mundo desde os tempos antigos.

Nos Estados Unidos da América, onde esta comemoração começou com mais efusão, a primeira comemoração em ação de graças não teve relação com uma boa colheita. Em 4 de dezembro de 1619, colonos vindos da Inglaterra desembarcaram perto do atual estado da Virgínia. Eles se ajoelharam e agradeceram a Deus por terem feito uma viagem segura pelo Atlântico.

O primeiro ano na América fora difícil para os colonos. Muitos morreram. Mas, no ano seguinte, 1621, tiveram uma boa colheita e decidiram comemorar durante três dias. Os índios, que eram amigos dos colonos, foram convidados a participar. Todos trouxeram comida. Havia peixe, caça, peru, pato e pudim de milho feito pelos índios.

A FESTA DE AÇÃO DE GRAÇAS NO BRASIL:

Criado inicialmente nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças se desenvolveu através de outros países. É o dia em que todos os cristãos, irmanados, devem render graças a Deus por todos os benefícios recebidos. É uma comemoração da vida doméstica, centrada na casa e na família.

No Brasil “De acordo com a Lei nº 781, de 17/08/1949, e com o Decreto nº 57.298, de 19/11/1945, o Dia Nacional de Ação de Graças é comemorado em todo o país, na última quinta feira de novembro de cada ano”.

Façamos revisão de tudo que o Criador nos dá: sol brilhante, céu azul, montanhas, mar, minerais, vegetais, animais, os sentimentos de bondade, de generosidade, a capacidade de fazer o bem, a capacidade de perdoar, a capacidade de amar.

Por tudo que temos neste mundo, vamos, nesse dia, render graças a Deus.

VAMOS CELEBRAR O DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS, ELEVANDO PRECES DE GRATIDÃO E PARTILHANDO O PÃO!


CRÔNICA SOCIAL - MÊS DE NOVEMBRO - 2011


Batizados – Capela Nova Jerusalém: Foi batizada no dia 15/10 nossa mais nova irmã na fé, Clara Maria Juliatti Trevisan (Jd. Petrópolis). Nossos Parabéns!
Matriz: As crianças Icaro Stockmann Cerri (São Judas) e Myguel Henrique Tonin Martins (Vila Independência) receberam o sacramento do batismo no dia 16/10. Felicitações a elas e a seus pais e padrinhos.

Casamentos- Matriz: No dia 08/10 uniram-se em matrimônio os noivos Odair Santana e Maria Antonia de Souza. No dia 15/10 foi a vez de John Bradley Signs e Renata Jacob unirem-se matrimonialmente. Muitas felicidades a ambos os casais.

PALAVRA DO PÁROCO - MÊS DE NOVEMBRO 2011

Prezados leitores,

Paz e Bem!


O mês de novembro marca, para nós católicos, uma data importante que chamamos de Finados, dia dos Fiéis Defuntos (dia dos nossos mortos). Neste dia todos nós nos lembramos com carinho e saudade dos nossos entes queridos, que já partiram deste mundo para a casa do Pai.
O Dia dos Fiéis Defuntos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos os Santos. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jo 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
O catolicismo nos ensina que diante da morte não devemos nos desesperar, mas sim acreditar na Ressurreição, na qual todos nós nos transfiguraremos espiritualmente.  Na verdade não celebramos a morte, mas a vida, pois Cristo já pagou um preço muito caro pelo nosso resgate, quando estávamos sujeitos a morte eterna, nossa dívida , desde nossos primeiros pais : Adão e Eva.
Diante da humilhação da morte e da tristeza que nos causa, precisamos nos apoiar na Ressurreição como uma vitória já alcançada, uma vez por todas. Mesmo que nos entristeçamos por algum tempo, é em Cristo que a nossa força se apóia para recomeçarmos sempre.
A nossa crença em Cristo nos fortalece e nos torna capazes de recomeçarmos, mesmo quando tudo nos parece perdido e sem sentido. A fé é um dom de Deus e  norteia nossos caminhos rumo a Ele. A Igreja, neste sentido, tem a finalidade de nos orientar nestes momentos difíceis, na perda de um ente querido. Assim sendo, torna-se necessário uma convivência harmoniosa com nossos mortos, não como algo misterioso, intransponível no qual nunca se alcance uma explicação plausível. A morte quer apenas nos lembrar que não somos daqui e que por isso mesmo precisamos nos ligar mais a Deus, nosso único Porto Seguro, nossa única certeza.
Desejo a todos um Bom feriado de Finados, mas na certeza de que nossa consciência deva estar voltada sempre para Deus que tudo faz por nós. Agradeço a Ele todos os entes queridos que tive a oportunidade de conviver e que já partiram, em especial meus pais. Que nossos irmãos na glória eterna intercedam por nós junto a Deus. 

Deus abençoe a todos!


Pe. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem.

ADVENTO: TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A VINDA DO SENHOR



            O advento marca o início do ano litúrgico. Celebra dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. É um tempo de quatro semanas ou, conforme as circunstâncias, quatro domingos em que a Igreja vive em piedosa e alegre expectativa.
            Neste advento 2011-2012 - as leituras são do Ano “B”. Elas destacam os grandes personagens do Advento: o profeta Isaías, João Batista e Maria. Isaías aparece nos quatro domingos e mais 15 vezes nas leituras semanais. É o profeta que mais fala do Messias, descendente de Davi. João Batista é chamado o Precursor, aquele que deveria vir para preparar a chegada do Messias. Maria é personagem-modelo para todos os que desejam preparar-se devidamente para as festas natalinas. Ela ocupa espaço central nos evangelhos do 4º domingo e na semana de 17 a 24 de dezembro e, no tempo de Natal propriamente dito. É ela a mais fiel colaboradora de Deus e do seu projeto de salvação.
            Desde o primeiro domingo –27 de novembro– e, ao longo das quatro semanas, vivamos em atitude de esperança em vista daquele que está por chegar, o Príncipe da Paz, o Emanuel, Deus-conosco. Vem, Senhor Jesus, invoquemo-No com o título que recebeu ao longo de toda a Sagrada Escritura: Ó Sabedoria, Ó Adonai, Ó Raiz de Jessé, Ó Chave de Davi, Ó Sol Nascente, Ó Rei das Nações, Ó Emanuel.

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR