Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PALAVRA DO PÁROCO - MÊS DE NOVEMBRO 2011

Prezados leitores,

Paz e Bem!


O mês de novembro marca, para nós católicos, uma data importante que chamamos de Finados, dia dos Fiéis Defuntos (dia dos nossos mortos). Neste dia todos nós nos lembramos com carinho e saudade dos nossos entes queridos, que já partiram deste mundo para a casa do Pai.
O Dia dos Fiéis Defuntos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos os Santos. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jo 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
O catolicismo nos ensina que diante da morte não devemos nos desesperar, mas sim acreditar na Ressurreição, na qual todos nós nos transfiguraremos espiritualmente.  Na verdade não celebramos a morte, mas a vida, pois Cristo já pagou um preço muito caro pelo nosso resgate, quando estávamos sujeitos a morte eterna, nossa dívida , desde nossos primeiros pais : Adão e Eva.
Diante da humilhação da morte e da tristeza que nos causa, precisamos nos apoiar na Ressurreição como uma vitória já alcançada, uma vez por todas. Mesmo que nos entristeçamos por algum tempo, é em Cristo que a nossa força se apóia para recomeçarmos sempre.
A nossa crença em Cristo nos fortalece e nos torna capazes de recomeçarmos, mesmo quando tudo nos parece perdido e sem sentido. A fé é um dom de Deus e  norteia nossos caminhos rumo a Ele. A Igreja, neste sentido, tem a finalidade de nos orientar nestes momentos difíceis, na perda de um ente querido. Assim sendo, torna-se necessário uma convivência harmoniosa com nossos mortos, não como algo misterioso, intransponível no qual nunca se alcance uma explicação plausível. A morte quer apenas nos lembrar que não somos daqui e que por isso mesmo precisamos nos ligar mais a Deus, nosso único Porto Seguro, nossa única certeza.
Desejo a todos um Bom feriado de Finados, mas na certeza de que nossa consciência deva estar voltada sempre para Deus que tudo faz por nós. Agradeço a Ele todos os entes queridos que tive a oportunidade de conviver e que já partiram, em especial meus pais. Que nossos irmãos na glória eterna intercedam por nós junto a Deus. 

Deus abençoe a todos!


Pe. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR