Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PALAVRA DO PÁROCO - Pe. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem


Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

 Paz e Bem!

Depois de quarenta dias de espera e nos preparando para a Semana Santa, que culmina com a Páscoa do Senhor, estamos ansiosos por viver a experiência da Ressurreição em nossa vida.
Este período tão precioso da Igreja quer nos levar a uma meditação profunda a respeito de nossa caminhada rumo a Terra Prometida, ou seja, o Reino do Céu. Esta realidade de caminhada provisória que desemboca em uma prestação de contas diante de Deus nem sempre é encarada por todos como algo real e inevitável. A Semana Santa nos faz lembrar, assim como na quarta feira de cinzas, que nossa estada aqui neste mundo é passageira e que tem como única finalidade o nosso progresso espiritual.
A origem da Semana Santa se dá em um momento único da Igreja, onde a fé precisava ser concretizada, fortalecida. Assim, em 325 d.C, o Concílio de Nicéia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.
Cada dia desta comemoração faz referência a um acontecimento: o Domingo de Ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu os pés de Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada por Cristo; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas, Judas vende Jesus por trinta moedas de ouro; a quinta-feira foi a Última Ceia com seus apóstolos, a Missa da instituição da Eucaristia, o Lava Pés. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação e morte. Sábado, assim como a sexta-feira, é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus, Ele esta morto, não está mais entre nós. Neste dia, sábado, a Igreja faz um luto profundo pela ausência de Cristo entre nós. A Igreja se encontra desolada, desnuda e o sacrário está vazio, sem o Santíssimo.
Finalmente, depois deste dia de tristeza e chegando a tarde, após o por do sol nós fazemos a grande festa da Vigília Pascal, ou seja, a benção do Fogo Novo, Ressurreição do Senhor, Sábado da Aleluia. O domingo de páscoa, é o dia em que se confirma essa Ressurreição. Tudo parece mais alegre, o pessimismo dá lugar a esperança, a Vida triunfou da morte vencendo uma vez por todas a maldição que pairava sobre nós.
A nós que recebemos esta dádiva da salvação, que antes não nos era possível, agora só nos resta configurar nossa vida a de Cristo para garantirmos esta Salvação que foi tão cara a Ele.
Desejo a todos uma ótima Semana Santa e que todos nós possamos fazer a experiência da Ressurreição em nossa vida. Cristo já Ressuscitou e nós?
Que Deus abençoe a todos!
Feliz Páscoa!


                                                                                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR