Este blog é um canal de evangelização e comunicação da Paróquia São Judas Tadeu da Diocese de Piracicaba -SP.

É uma nova maneira de levar Jesus Cristo às pessoas. Compartilhar experiências, ajudá-las a meditar sobre a Palavra Sagrada, ouví-las, entendê-las, compreendê-las, acolhê-las de modo particular e cristão, compartilhando suas histórias de vida na fé e na perseverança rumo à Glória Eterna.Você é uma pessoa muito importante para nós! Você é um (a) filho (a) de Deus muito amado (a)! Creia nisso!

Assim, de forma despretensiosa e humilde, este blog tem o objetivo de levar às pessoas, os ensinamentos de Jesus Cristo, propiciando o conhecimento da Verdade, do Caminho e da Vida!

Procuremo-nos espelhar em suas atitudes e ações para podermos fazer do lugar em que habitamos, mais humano.

Sinta-se em casa. Junte-se a nós para fazer deste um ambiente diferenciado.

Deus lhe abençoe!

relojes web gratis

segunda-feira, 7 de março de 2011

PALAVRA DO PÁROCO


            Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

            Paz e Bem!


Estamos às vésperas do período quaresmal e é necessário fazer uma reflexão a respeito deste tempo tão propício à conversão. Quaresma significa o que o próprio nome já indica, quarenta dias de preparação para uma melhor vivência da Semana Santa, que culmina com a Páscoa do Senhor, a sua Ressurreição. 


Neste período torna-se necessário uma revisão de vida voltando-se totalmente para Deus, de corpo e alma.


Longe das crendices que estão na mente humana a respeito deste tempo, a quaresma nos oferece a possibilidade de uma maior abrangência espiritual, nos preparando assim para um melhor aproveitamento dos mistérios pascais que se aproximam.


A quaresma é um tempo especial de graça, onde renovamos nosso espírito e o voltamos para Deus. São Paulo já dizia em sua segunda carta aos Coríntios (5, 20): “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!”; e ainda: “exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2).


Em Cristo nós temos o exemplo da eficácia do jejum. Ele que não tinha pecado algum jejuou durante quarenta dias e quarenta noites antes de começar sua vida pública. Assim, a penitência não pode ser algo sem sentido, precisa-se fazer um propósito e dentro deste propósito deve haver o da conversão do coração para Cristo.


Este tempo inicia-se com a quarta-feira de cinzas, onde o sacerdote ou os ministros designados para isso colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça ou na testa dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, ou seja, "voltamos ao pó". Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar" (Gn 2, 19). Este sacramental nos lembra que estamos de passagem por este mundo, e que a verdadeira vida começa depois da morte física. É um tempo forte de jejum, meditação, oração, esmola (remédios contra o pecado).


A mortificação ou sacrifício fortalece o nosso espírito para enfrentarmos os desafios que o mundo nos oferece. Não é o sacrifício por ele mesmo, e de forma masoquista, mas pelo fruto de conversão e pela força espiritual que ele nos traz, é um meio, não um fim. Embora este seja um tempo de oração e penitência, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, a alma fica mais leve e feliz.


Uma confissão bem feita é o meio mais eficaz para se livrar do pecado que nos faz tão mal. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: "a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência. A Via Sacra, neste período nos lembra e nos fortalece neste propósito penitencial. Nela recordamos a Paixão de Cristo e seus sofrimentos por amor de nós. É claro que a Santa Missa também nos permite estamos junto a Cristo em seu Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Jesus,ou  seja , tudo o que ocorreu a 2000 anos atrás, morte e Ressurreição de Cristo, se faz presente no sacrifício da Missa. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".


Se observarmos bem as exigências quaresmais, participaremos com mais proveito das Festas Pascais, nos tornando mais ricos e abertos as graças e bênçãos de Deus.


Também damos início oficialmente neste dia à Campanha da Fraternidade deste ano que nos traz como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o Lema: “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)”. No próximo folhetim falaremos um pouco mais sobre este assunto, que é bem vasto. De qualquer forma tanto o tema como o lema nos sugerem que se trata de uma questão ecológica e que diz respeito e muito, a nós que vivemos neste planeta. 


Desejo a todos uma santa quaresma e que possamos estar disponíveis as transformações que Cristo quer fazer em nossa vida.
                                                         
           Que Deus abençoe a todos!
                                                                                
           Pe. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS E FILMES INDICADOS

  • "A cura pela missa" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "A luta contra a depressão" - Prof Felipe Aquino - Ed. Léofas
  • "A luta pessoal para resolver os problemas da vida íntima" - Pe. Jonas Abib - Editora Canção Nova
  • "Ao Deus da minha juventude" - Retiro individual para jovens e adolescentes - José Fernandes de Oliveira - (Pe. Zezinho, scj) - Edições Paulinas
  • "Aprendendo a orar" - Francisco Jálics - Edições Paulinas
  • "Autoestima" - Como aprender a gostar de si mesmo - Nathaniel Brandes - Ed. Saraiva
  • "Buscai as coisas do alto" - Pe. Léo, SCJ - Ed. Canção Nova
  • "Caminhando na Luz" - Ann Ross Fitch e Pe. Paul Robert DeGrandis, S.S.J. - Raboni Editora
  • "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia" - Helena Corazza - Ed. Paulinas
  • "Cura Interior" - pe. Léo, sjc - Edições Loyola
  • "Emprego e Espiritualidade" - João Elias - Ed. Palavra e Prece -Nessa obra, o autor nos aponta excelentes estratégias para manter ou Conquistar um Novo Emprego sob a égide da FÉ em Jesus Cristo. Um livro abençoado e que vale a pena ler!
  • "Homens e mulheres restaurados" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Jesus está Vivo" - Emiliano Tardif e José Prado Flores - Edições "Louva a Deus"
  • "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" - Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional - Mark W. Baker - Ed. Sextante
  • "Livre...pelo poder de Deus!" - Ir. Maria Nellie Guimarães - Raboni Editora
  • "Ministério de cura para leigos" - Robert Degrandis, ssj - Edições Loyola
  • "Na trilha da cura" - Pe. Léo, scj - Editora Canção Nova
  • "Oração de Amorização" - A Cura do Coração - Pe. Alírio J. Pedrini, scj - Edições Loyola
  • "Temperamentos transformados" - Tim LaHaye - Editora Mundo Cristão

NÚMERO DE VISITANTES

CONTADOR