Prezados leitores,
Paz e Bem!
Estamos entrando no mês de outubro. E este mês é muito importante para nós da Paróquia São Judas. Quando eu digo que é um mês importante, eu não falo somente em relação à festa do padroeiro, mas por ser também o mês das missões, o mês missionário.
São Judas foi um grande missionário em sua época, pois não só pregou a Palavra de Deus, o Evangelho, como viveu intensamente este mesmo Evangelho. Neste mês missionário somos convidados a refletir sobre nossa postura mediante àquilo que já nos foi dado pelo nosso batismo, ou seja, de sermos profetas onde quer que estejamos.
“O objetivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos no seu caminhar na história rumo a Deus, para que encontrem n’Ele a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus.” (Bento XVI)
O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã, as vocações missionárias, bem como promover uma coleta mundial para as Missões, para o sustento de atividades missionárias de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são uma minoria e as necessidades materiais mais urgentes.
A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão e o testemunho. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. O texto do profeta Isaias lido por Jesus na sinagoga de Nazaré (Cf. Lc. 4,16-22) é aplicado a Ele mesmo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, eis porque me ungiu e mandou-me evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça” (Cf. Is. 61, 1-4). Nós batizados também somos chamados a levar esta boa nova a outras pessoas que convivem conosco, seja em nosso trabalho, em nossa casa, vizinho, enfim a todos os que estão necessitando de uma palavra de apoio, de compaixão, e de amor.
Na celebração da festa de São Judas Tadeu queremos pedir a Deus que nos dê um espírito missionário capaz de perceber as necessidades dos outros e irmos ao seu encontro. Em nossa comunidade encontramos inúmeros enfermos que necessitam de nosso apoio espiritual, nossa visita de amigo, nosso sorriso.
Neste mês de outubro eu gostaria de propor uma experiência missionária a todos. Eu não estou convidando para irmos à África, ou a nenhum outro lugar distante para levarmos nossa solidariedade. Estou convidado a todos a buscarem onde vocês moram, perto mesmo de suas casas, algum doente ou alguém que de alguma forma necessite de uma palavra amiga, de um apoio moral ou espiritual e fazer esta experiência missionária de ir ao encontro do próximo, de um irmão nosso.
Desejo que todos possam aproveitar o melhor possível este mês tão rico, no qual poderemos nos enriquecer espiritualmente indo ao encontro do nosso próximo. Sermos discípulos de Jesus.
Que São Judas nos impulsione a fazer esta experiência missionária. E contando com a proteção de Maria nossa Mãe Santíssima e São Judas, poderemos fazer muito por quem necessita. A minha evolução espiritual passa necessariamente pelo meu irmão, especialmente o mais sofredor deles.
Desejo a todos uma boa festa do padroeiro e uma boa experiência missionária. Que Santa Terezinha e Nossa Senhora Aparecida nos impulsione a fazer o melhor de nós no serviço ao nosso irmão.
Que são Judas Tadeu abençoe a nós todos!
Côn. Alcides Ribeiro Filho, O. Praem
Nenhum comentário:
Postar um comentário