No prédio acima funcionaa Escola Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu. Nesse local são desenvolvidas atividades ligadas à Igreja e ao atendimento à comunidade que faz parte da paróquia. O atendimento mencionado vai desde a catequese de primeira eucaristia até a arrecadação de alimentos aos mais cessitados. Para melhor informar, vamos listar algumas atividades desenvolvidas na escola Paroquial:
- Catequese de Primeira Eucaristia;
- Catequese de Crisma;
- Reuniões dos Ministros de Eucaristia;
- Reuniões de Pastorais (são dicersas as pastorais que desenvolvem trabalhos na Igreja);
- Reuniões dos Vicentinos;
- Reuniões do Grupo do A.A. (Alcóolicos Anônimos);
- Reuniões do Grupo do N.A. (Narcóticos Anônimos);
- Reuniões do E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo);
- Realização do E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo) que ocorre uma vez por ano.
Como podemos ver, este local abriga muitas reuniões, cursos e atividades. Com isso verificamos a importância da Escola não só para a instituição Igreja, mas também para a comunidade.
A escola paroquial esá precisando urgentemente de reforma no seu telhado, pois o mesmo está cheio de cupins e esta obra requer um capital. Para muitos isso o que estou dizendo já não é novidade, mas para o nosso líder espiritual Padre Alvarino poder iniciar estas obras, é necessário ter o capital, ou seja, o dinheiro em seu valor total em mãos, pois devido àm utilização do prédio, a obra tem que ter data de início e fim. No orçamento da reforma, está previsto a troca de todomadeiramento, das telhas, do forro, e dafiação elétrica, deixando a escola em condições de utilização, proporcionando um ambiente melhor para os que fazem uso de suas instalações.
Sou paroquiano e às vezes fico pensando que nós católicos não temos o mesmo afinco ou união que têm os evangélicos, pois eles traçam uma meta: começam e terminam as obras de templos com mais rapidez. Por isso, resolvi escrever esta matéria para explicar onde vai ser investido o dinheiro que o Padre vem implorando nas missas, para com isso, quem sabe, eu consiga tocar o coração do nosso irmão que talvez tenha feito a catequese aqui na nossa escola.
Eu sei que muitos que estão lendo este texto ficam pensando que o Padre Alvarino é muito "pidão": "só pede, pede...", mas vamos ver por outro lado: como ficaria a comunidade, a Paróquia, se muitos não atendessem aos pedidos do Padre? E depois tem outra coisa, afinal ele está fazendo seu papel de líder e o líder tem que manifestar as necessidades reais da paróquia. Ele está fazendo a sua parte e nós podemos fazer a nossa. O mais importante é pensar que o que está sendo feito aqui na paróquias é sempre pensando no bem estar da comunidade e agora com a reforma do telhado da escola o enfoque é dar melhores condições a todos que usufruem deste prédio.
Vamos nos unir e garantir a força necessária para que o dinheiro desta reforma seja arrecadado, pois caso o Padre Alvarino não obtenha tal valor, serão necessários outros meios, sempre com a ajuda de todos. Convém lembrar que somos uma formiguinha e se cada um carregar uma folhinha, no final teremos o montante necessário para a execução da obra.
Que DEUS abênçõe a todos e ilumine os nossos caminhos.
Sérgio Castro (Paroquiano pertencente ao ECC e à Pastoral da Comunicação)