No Distrito de Tupi, localizado a 15 km de Piracicaba, pertencente ainda à Paróquia São Judas Tadeu, temos a capela de São José, uma comunidade que se prepara para num futuro bem próximo, se tornar Paróquia São José.
Formada por uma população de origem italiana e com um jeito todo especial de ser e viver a fé Cristã, o lugar expressa todo o aconchego de uma pequena cidade do interior.
Quem chega a Tupi, logo percebe que o lugar é de grande amabilidade, de profundo silêncio, onde se pode, tranquilamente, aproveitar o cantar dos pássaros para meditar.
É um Distrito que encanta todos que procuram fugir da agitação, do desconforto e dos problemas da cidade grande.
Aqui em Tupi, desde 1.934, se realiza a tradicional "Festa de São João de Tupi", onde acontece todos os anos, impreterivelmente, no dia 23 de junho, começando às 06:00 horas com a alvorada e um verdadeiro festival de tiros com 12 morteiros que acordam os moradores para iniciarem os preparativos para a festa em louvor a São João.
Durante todo o dia a agitação começa no salão de festas pertencente à Capela, onde é servido o almoço. Percebe-se o vai e vem de pessoas que se preparam para a alegria da noite de São João, na praça da igreja.
Neste ano, realizaremos às 8:00 horas a celebração da Santa Missa, dando abertura às festividades. Às 18:00 horas, a segunda bateria de morteiros de 12 tiros é acionada e levantamos o mastro em homenagem a São João. Os devotos depositam num buraco, nos pés do mastro enfeitado com flores, os frutos das safras da região: cana-de-açúcar, arroz, feijão, frutas com votos de boa colheita e pedidos de prosperidade.
Logo após, é acesa a fogueira de 10 metros de altura. Segue-se a festividade junina onde, no salão da igreja, servimos 1/4 de leitoa, frango frito, cuscuz e muita alegria.
Em torno da praça da igreja, mais de 50 barracas típicas: cuscuz, cachorro-quente, pastel, quentão, vinho quente, churrasco, milho verde e outras tantas delícias fazem a festa acontecer e caminhar noite adentro.
À meia-noite, obrigatoriamente, na virada do dia 23 para o dia 24 de junho, há uma grande queima de fogos, um verdadeiro show pirotécnico de luzes e cores que encantam todos que participam deste momento rico da nossa tradição.
Cerca de 20 mil pessoas fazem assim acontecer: uma noite única de emoções, maravilhas, festividades e louvor a São João Batista.
Venha com sua família prestigiar esse momento de alegria e celebração!